Começou nesta quarta-feira (12), no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, uma onda de calor que deve durar até o dia 21 de fevereiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), algumas regiões podem bater quase 40 °C nessa quarta-feira (12).
De acordo com o INMET, o Rio de Janeiro é o estado com probabilidade de alcançar a maior temperatura no Brasil hoje. Os termômetros podem registrar 39ºC em algumas cidades fluminenses.
Um alerta de perigo também se estende por quase todo estado de Santa Catarina, o que deve elevar as temperaturas em cidades como Blumenau, Joinville e Florianópolis. Na capital catarinense, os termômetros podem registrar a 35ºC. O alerta atenta para possibilidade de temperaturas 5ºC acima da média por um período de 3 até 5 dias.
Em Porto Alegre, o INMET prevê temperaturas acima dos 35ºC nessa quarta-feira. O Sul do país registrou temperaturas recordes, que passaram dos 40°C nessa terça-feira (11), devido a onda de calor que atinge a região desde o início do mês.
Previsão para as capitais
Com exceção de Brasília, Porto Velho e São Luís, todas as outras capitais brasileiras tem expectativa para termômetros acima dos 30ºC. As cidades com as maiores temperaturas serão Rio de Janeiro com 39ºC; Florianópolis com 35ºC; e Porto Alegre e Boa Vista com 34ºC.
O INMET ainda prevê temperaturas elevadas nas seguintes capitais:
- São Paulo, Vitória, Manaus, Maceió, Salvador e Belém com máximas de 33ºC
- Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Palmas, João Pessoa, Teresina e Macapá com máximas de 32ºC
- Goiânia, Belo Horizonte, Aracaju, Recife e Fortaleza com máximas de 31ºC
- Rio Branco com máxima de 30ºC
De acordo com o painel de previsão do tempo do INMET, com exceção da Região Nordeste, a noite de quarta-feira tem possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas em todas as regiões do Brasil.